sexta-feira, 12 de março de 2010

O mal de todos os tempos

 
Gripe espanhola. Peste bubônica. Tuberculose. Todos esses males assolaram o mundo em diversas épocas e posteriormente foram erradicados. No entanto há uma mazela que aflige a humanidade desde a existência do ser humano: a cegueira funcional. Já diz o sábio ditado: "o pior cego é aquele que não quer ver". Para mim esta máxima está entre as grandes e irrefutáveis verdades do universo. Explico por quê.
 
Estamos todos cegos. Ou nos deram lentes embaçadas. Não há outra explicação para tantas (faltas de) atitudes inconsequentes e egoísta de nossa parte, tanto para com o outro, quanto para nós mesmos e para o mundo. Não vemos nada. E somos todos ladrões. O político corrupto não vê que, roubando o povo, rouba a si mesmo - rouba sua dignidade, seu caráter e o dinheiro dos impostos que ele mesmo paga. O latrocida não vê que, além de roubar os pertences de seu/sua "escolhido(a)", leva sua vida e o membro de uma família.  O estudante preguiçoso não enxerga que está furtando a chance de seu país crescer e se desenvolver através da educação. O preconceituso não vê que, ao segregar o outro, tolhe sua liberdade e também apoia que este outro o discrimine por ser diferente dele. O brasileiro, com seu famigerado "jeitinho", ilude-se achando que está se dando bem - quando, na verdade, está apenas dando um passo para frente e dois para trás. 
 
Enquanto não atentarmos para o fato de que nossas ações trazem, sim, consequências sérias globalizadas, jamais  conseguiremos atuar de forma eficiente, consciente e correta a fim de beneficiar não apenas o colega, o vizinho, mas nós próprios. Precisamos aprender a "pensar fora da caixa", deixar a preguiça cognitiva de lado e perceber que a 3ª Lei de Newton não existe por acaso! Nada pode ser inconsequente por muito tempo, nossas ações têm uma resposta que pode ser boa ou não - e, em caso negativo, corra sem olhar para trás -; a natureza entrou em 2010 de muito mau-humor. Será que aquele papelzinho de bombom que você jogou na rua tem algo a ver com isso? E aquela ecobag que você abdicou pelas inúmeras sacolas de plástico do supermercado? Think about it!

Não vou nem comentar sobre nossa cegueira no âmbito social porque viraria lugar-comum. Todos nós (ou pelo menos a maioria que EU conheço) estamos cientes de nossos deveres como pessoas e cidadãos - e por que continuamos nos fazendo de joões-sem-braço? E volto a repetir: sua (falta de) ação traz mesmo uma reação. O dinheiro do Bolsa-Escola que você recebe ilegalmente tira uma criança da escola e bota um ladrão na rua para assaltá-lo. O orelhão que você quebra por "diversão" exclui um telefone do qual você precisaria ligar numa emergência. O motorista de ônibus que você não denuncia por maltratar idosos é o causador do acidente que deixa sua avó paralítica. 

Assustou? Que bom, então atingi meu objetivo! Pois é, a Teoria do Caos é real e violenta, não perdoa a ninguém. Nem a mim. Nem a você. Mas ela é justa quando vem para todos. Portanto, vamos abrir os olhos antes que as luzes se apaguem - em todos os sentidos possíveis, imagináveis e assustadores da expressão.








Um comentário:

Amanda Pinheiro disse...

Nossa, a verdade nua e crua, esse texto veio a calhar, não só para hoje, não só para amanhã, mas enquanto a humanidade, for humanidade...
Eu concordo plenamente sobre o assunto o "caos" mundial, a velha expressão: ladrão que rouba ladrão, nunca vi tamanha igualdade entre pessoas "comuns" e desonestos, será mesmo que AINDA existe esse abismo?