segunda-feira, 8 de março de 2010

Oito de março, dia de comemorar (?)

              Engraçado que, justamente hoje, dia internacional da mulher, eu estava pensando sobre as consequências do avanço da igualdade entre os sexos. Juro que não estava nem lembrada da data enquanto conversava com uma pessoa muito sábia na minha casa que contava histórias sobre antigos amores... E, no decorrer da conversa, eu,  uma pessoa que se dispersa facilmente (portadora de TDAH?), comecei a amarrar os detalhes e fui me dando conta de que antigamente (tem coisa mais "de velho" do que "antigamente" e "na minha época/no meu tempo"? Ok, não estou ficando mais nova enquanto afirmo isso, né?), apesar da maior desigualdade entre os gêneros, ao menos os homens tentavam respeitar mais suas mulheres (pelo menos na sua frente, já que desde que o mundo é mundo existe sacanagem. Aliás, acho que a sacanagem é a mola do mundo). Digo isso porque décadas atrás não se via homens arrotando ou soltando gases na frente de suas amigas/namoradas/mães/amantes... 
              Até escuto os comentários fervorosos de "vai, recalcada! Sai daê!" - é, eu ouço vozes (esquizofrenia? Oh, no! Sou o próprio DSM-IV). Eu sou uma das mulheres mais, digamos, "sem frescura" que conheço. Tenho muitos amigOs, de trocar todo tipo de confidências, então sei bem do que estou falando. Por mais que uma mulher e um homem sejam íntimos, não importa o tipo de relação, há coisas que uma mulher não conta para um homem e vice-versa. Melhor: há coisas que uma mulher não conta nem para a melhor amiga, assim como um homem não quer nem contar para o "brother" - a não ser que queira ser motivo de piada por décadas (sim, os homens também sabem ser cruéis uns com os outros). 
            
                Sem querer me alongar muito, a questão é: houve progressos na sociedade, na (IN) Justiça, na família... E nos bons modos? Regressão? Elas racham a conta, mas curtem que uma porta de carro seja aberta. Trocaram de objetivos, mas não de sexo. Ainda gostam de cavalheirismo, apesar de odiarem "cavalos" (sem querer ofender os equinos)...

Um comentário:

Pardieiro da Tojeira disse...

Olá!

:D

Não faz mal! Sim, a parceria serve, basicamente para mostrar os links de outros blogs. Assim, promovemo-nos mutuamente!

:D

Vou adicionar o teu link. Obrigado por nos teres adicionado!

E, mais uma vez, parabéns pelo blog! Adoramos os teus posts!

Cumprimentos!